Donuts!

by lsilvestref

Um dia, do nada, acordei e falei: que desejo de donuts. Comecei a pesquisar algumas receitas na internet e nenhuma dava certo… Comecei a fazer alguns ajustes e outras coisinhas e voilá!

Já provei donuts de todos os cantos, sempre que viajo eu provo, e sempre trazem pra mim de viagem… btw, pode ter certeza que esse que eu faço não fica nem um pouco pra trás!

Tava conversando com minha irmã Bruna e minha amiga Julia (as duas viciaram nos meus donuts) e elas ficaram pedindo pra eu fazer hoje pra elas, então, aproveitando essa oportunidade vou mostrar passo a passo de como eu faço.

 

Primeiro os ingrediente:

– 1 xícara de leite

– 5 colheres de sopa de açúcar

– ½ de chá de sal

– 5 colheres de sopa de manteiga ou margarina (se ela estiver mole é mais fácil de mexer)

– 1 colher de chá de essência de baunilha (fica opcional, mas é bem melhor com)

– 4 xícaras de farinha de trigo (mas eu coloco um pouco mais pra a massa não ficar tão mole)

– 2 colheres de chá de fermento biológico instantâneo (vende em sache)

– 1 colher de chá de melhorador de farinha (nunca encontrei mas dizem que fica bem melhor)

1 passo: ponha todos os ingrediente em uma tigela e depois despeje na maquina (de massa), mas se não tiver mexa com a mão mesmo (dói o braço, avisando logo). Quando a massa ficar com uma consistência mais macia do que pão porem não grudenta, esta pronta (é raro não ficar grudenta, então vá colocando aos poucos uns bocadinhos de farinha).

2 passo: Ajeite a massa e cubra com papel filme em uma tigela. Dizem pra esperar 1h pra que a massa dobre de tamanho, mas comigo nunca dobrou então eu sempre deixo uns 20/40 minutos! Kkk

3 passo: enfarinhe a superfície (onde você vai espalhar a massa e na massa) de leve (se não ela fica grudando) e mexa e coloque bocadinhos de farinha aonde ficar grudando. Divida a massa em 2 partes e deixe 1 separada em um prato (é mais pratico)

4 passo: abra massa com altura de 1 cm (geralmente eu abro com mais por que não espero a massa crescer, então, acho que chego a abrir com 1,5cm ou mais)

5 passo: se você não tiver cortador de donuts, você pode usar 2 copos (um de uísque e um de licor), mas eu acho que o formato fica muito estranho! Sendo assim, uso um de uísque ou um copo um pouco maior, e pra fazer o centro, uso a boca de uma garrafa de água mineral (ou algo do mesmo tamanho).

6 passo: rejunte a massa e faça o mesmo processo até precisar usar a outra parte. E com a outra parte, faça o mesmo. Quando terminar, dizem pra esperar os donuts triplicarem a espessura durante 30 minutos, mas comigo isso nunca funcionou, então faço na mesma hora.

7 e ultimo passo: aqueça o óleo (é bom em 170/190 graus) e vá fritando eles aos poucos, virando os lados até ele ficar corado. Escorra e ponha em cima de papel toalha, esperando que eles fiquem menos quentes.

Agora é a cobertura! Você pode usar brigadeiro, derreter chocolate, leite moça, doce de leite! Você escolhe! E também pode colocar por cima dele, ou cortar ao meio e colocar dentro!

Espero que tenham gostado! Beijos